São Paulo – Cidade em fuga

De Pedro Dantas e Vicenzo Scapelinni

Através das imagens em pastel que são mostradas no começo do filme somos levados a imaginar o início de uma grande cidade, com pequenas casas e um céu limpo e azul, que gradualmente dão lugar a edifícios e um céu carregado. Esta visão representa a metrópole caótica na qual São Paulo se transformou, como podemos ver também através de seus habitantes retratados sempre com pressa e aceleração constante, mostrados por um plano interessante no qual vemos apenas seu reflexo, como se fossem fantasmas.

 Por um céu recortado por viadutos e prédios testemunhamos toda a movimentação de elementos que mostram a cidade como um grande organismo urbano, com suas ruas e avenidas tomadas por carros como se fossem veias de um sistema sanguíneo. Aos poucos vemos o anoitecer, que tem como testemunha apenas silhueta de algumas pessoas – o que nos causa uma sensação estranha ao constatarmos que, como eles, somos apenas espectadores deste organismo auto-suficiente. O sentimento de solidão é representado pelos movimentos pacientes e lentos de um morador que arruma suas coisas em uma mochila, como se estivesse fazendo as malas para partir em meio às luzes dos carros e do néon de letreiros.

 Quando a noite chega ao fim notamos a volta gradual do mesmo ritmo do dia anterior, quando somos levados por um metrô para uma grande luz branca que nos desperta e nos leva de volta a um plano idêntico ao do início do filme, com uma contagem regressiva para mais um dia na cidade em fuga.

 Este filme é uma forma de mostrar o paradoxo da grande cidade de São Paulo, estabelecendo o contraste entre uma cidade cheia de movimento e luzes que, ao mesmo tempo, parece uma cidade fantasma. É como se a auto-suficiência deste organismo urbano desse espaço apenas aos elementos que contribuam com seu ritmo acelerado, fazendo com que aqueles fora deste padrão sejam rebaixados a meros espectadores – o que torna os moradores exilados, meio a habitantes automáticos preocupados em manter a cidade sempre em movimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s