Anima – Donzela Guerreira

Selo SESC SP
2010
64 min.

Luzes azuis tímidas iluminam indiretamente um vulto que aparece solitário. Ele senta, começa um batuque ritmado em dança tribal e, do meio do público, surgem crescentes cantos e flautas ancestrais. Imerso em sons suaves hipnotizantes o público acompanha curiosas figuras que adentram no palco, como antigos espíritos celestes convocados pelo ritmo envolvente, transformando o azul tímido em cores quentes e vivas. Assim somos envolvidos pela apresentação do grupo Anima, que há mais de vinte anos se dedica à música antiga e à música de tradição oral brasileira.

Podemos ver a belíssima junção de elementos musicais de culturas distantes em um diálogo dramático envolvente no espetáculo Donzela Guerreira que, baseado em leituras inovadoras da música de Hildegard Von Birgen (séc. XII), traz música ancestral das mulheres indígenas, das tradições afro-brasileiras do Congado, Caixeiras do Divino e de cantigas de amigo de trovadores portugueses.

O trabalho dos músicos é impecável e comovente. Os vocais impressionam pela técnica apurada, pelas belíssimas vozes e seus contrapontos – enquanto a soprano Marilia Vargas se apresenta com uma voz lírica celestial, Marlui Miranda traz a simplicidade e beleza do povo do sertão de forma emocionante. O trabalho instrumental é trançado de forma intrigante, viajando de melodias celtas para forró de forma orgânica para deixar qualquer um de queixo caído. As rabecas de Luiz Fiaminghi, flautas de Valéria Bittar, harpa medieval de Silvia Ricardino e viola de Gisela Nogueira são arranjadas de forma deliciosa e pontuadas ricamente pela percussão de Paulo Dias.

O trabalho desenvolvido pelo Anima é riquíssimo não só musicalmente, mas também visualmente. O CD do grupo vem com um livreto contendo  textos escritos por Walnice Nogueira Galvão e ilustrações de Adão Pinheiro, que nos apresentam o mito Donzela Guerreira,  além de comentários escritos pelos próprios músicos. Um trabalho emocionante e de grande alcance que viaja pela música, artes plásticas e literatura com maestria.

Veja o vídeo abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s