Os preconceitos de iCarly

 

Trabalho ao lado de uma TV e acabo vendo ou ouvindo por tabela  a maioria dos programas  na manhã da Globo. Ultimamente o que mais me chama a atenção (no mau sentido) são os seriados da Nickelodeon ou Disney, que na televisão aberta passam alternadamente na  TV Globinho, dentre eles Zack e Cody (absurdamente imbecil), Jonas (engraçadinho) e ICarly – este que me espanta a cada episódio.

Por quê? Pelo preconceito velado impregnado na maioria dos episódios. Se algum personagem foge do padrão dos três protagonistas – jovens em média de 15 anos, americanos, brancos e bonitinhos – é sempre colocado na história de forma ofensiva pelos roteiristas para ser aloprado e diminuido.

Todo gordinho é bobo ou sem noção, dependendo da necessidade do episódio. Se o personagem não é americano, com certeza terá uma característica exagerada que será alvo de piadas durante todo o programa (japoneses, ingleses e escoceses são alguns que já vi). Todo personagem mais velho é chato, ultrapassado e tem um esquisitice latente, dentre eles professores, pais ou qualquer outra figura que represente alguma autoridade – e esta é a explicação para Carly morar apenas com seu irmão mais velho, porém imensamente mais infantil: não ser repreendida por algum adulto que possa atrapalhar a “diversão”.

Depois os pais não sabem por que os filhos são malcriados e há bullying nas escolas.

Anúncios

15 pensamentos sobre “Os preconceitos de iCarly

  1. É o que mais se vê em filmes e seriados para adolecentes, afinal, precisam de alguma historia para contar e o ambiente escolar oferece as possibilidades a serem explorada infelizmente dessa forma negativa. O pior é que na maioria dos casos o que se prega é que vc deve se adaptar para se tornar “popular” e ser aceito por todos. Ridículo.

  2. voce ta louco o icarly e o melhor seriado que existe se pra voce nao ta bom voce e burro so pode ser mane

    • Olá Matheus. Eu realmente não gosto de ICarly e só assisti os episódios que foram exibidos na Globo porque fui obrigado, visto que eu trabalhava em uma recepção onde todos queriam ver o canal. A minha opinião é a do post que escrevi, fique à vontade para discordar, não vejo problema nisso e respeito sua opinião – se você gosta, defenda o seriado. Só fico preocupado com o fato de você não ser capaz de utilizar uma simples acentuação gráfica. E me chamar de burro ou mané não vai me fazer ter mais simpatia pelo programa.

      • Concordo com o Matheus pois sou viciada no ICarly. Ele pode ser tudo o que vc disse, mas é apenas, um jeito que algumas pessoas tem de ver o lado da história. E, depois, sempre a Sam ou qualquer outro que faz bagunça, ou apronta acaba sendo encaminhado ao diretor.

      • Olá Rafaela! O que me aborreceu foi a cultura americana de sempre menosprezar os outros para se auto-glorificar, mas como você disse, é meu jeito de ver a história. Já faz tempo que não vejo o programa, espero que tenha melhorado. Obrigado pelo comentário.

      • Olha, o ICarly pode ser deste jeito mas, todos os programas hoje em dia são assim, não digo que seja o certo, mas uma coisa é certa, os Americanos acham que são os melhores a cima de todos… o ICarly apenas apresentam a visão deles…

  3. você tem toda razão essa série é um péssimo exemplo para as crianças e adolescentes…as mensagens que são passadas são as piores possíveis, a cultura do “tudo pode” é amplamente exaltada. coisas como desrespeito aos mais velhos, intolerância as diferenças, desinteresse pelos estudos, banalização da violência, e toda sorte de mau comportamento é sempre premiado. infelizmente é esse tipo de “produto” que faz sucesso com o público jovem.

    • iCarly é um seriado humoristico,e em todos os seriados do tipo tem que haver essas pessoas.E os próprios protagonistas também fazem coisas fora do normal,se você não gosta tudo bem,mas não fica dizendo que é iCarly que faz as crianças praticarem bullyng

      • Rômulo, nem todos os seriados humorísticos necessitam deste escárnio alheio para fazer sucesso. Hoje, infelizmente, a ofensa e preconceito foram tornados humor rentável por pessoas medíocres como, por exemplo, Rafinha Bastos que mascara sua ofensa e preconceito de “liberdade de expressão”. Acho muito mais válida uma piada inteligente do que uma flatulência para fazer rir, já que uma exige raciocínio de ambos os lados para ter graça e a outra a completa ausência de qualquer tipo de pensamento. Zombar de diferenças físicas é um tipo desonesto e fácil de humor, e é o que ICarly ensina, direta ou indiretamente.

  4. ñ é só por isso q ñ gosto de icarly,sabe as aventuras q eles vivem é até um pouco legal,mais pelo irmão bobão da carly,claro nada q se compare a Drake e Josh,as visões da Raven,Keann e Kel,mas é um pouco legal,agora aquele web show,nossa velho pqp,alguém acha graça naquilo é preciso ser muito burro pra ver graça em uma coisa daquelas,até zorra total da pra aguentar,quando eles começam aquele web show,da vontade de eu arrancar meus olhos,os Americanos gostam de programas assim,foi assim com hana monatan sei lá como se escreve, e os feiticeiros de sei lá o q,q revelou a Selena Gomes,na boa aquilo insulta minha inteligência.

    • Existem vários programas com a mesma intenção que o icarly, mais nenhum é tão explícito no sentido de pregar a pretensa superioridade americana sobre o resto do mundo. para completar toda gama de intolerância exibida nesse programa com relação a estrangeiros, eles ainda colocam um garoto gordinho para ser (voluntário) de todo tipo de gozação…E sem o menor motivo uma das personagens passa a agredir os outros, como se fosse a coisa mais normal do mundo….. Esse programa ensina milhões de crianças e adolescentes, a julgar e condenar pessoas a rejeição, humilhação e sofrimento constante apenas por sua aparência física ou local de origem. de modo que uma criança assistir a esse tipo de programa é extremamente nocivo a sua saúde mental. a maior prova disso é que os fãs desta série não aceitam que se faça críticas ao programa, usam linguagem chula e desrespeitosa a e agem da mesma forma baixa que os personagens da série.

  5. Cara, não fale bosta. Sério, “Depois os pais não sabem por que os filhos são malcriados e há bullying nas escolas.” oh claro, eu assisto o filme do Homem-Aranha e saio soltando teia por aí. Ah, faça-me o favor né? iCarly é uma das melhores séries que eu já assisti, tem um humor inteligente, e não é apenas para crianças como você disse. Discordo em tudo que você disse, pra mim, você só falou merda. Blogueiros e suas típicas idiotices de querer levantar ibope falando mal sobre coisas alheias -.-

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s