A despedida de Benito Maresca

Esta semana faleceu o maior cantor lírico que o Brasil já teve: o tenor Benito Maresca. Tive o privilégio de conhecê-lo e de registrar em vídeo um masterclass do mestre (estou tratando as imagens para edição), além de visitar seu estúdio algumas vezes. Estive pouquíssimo tempo em sua presença, mas foi o bastante para que Benito me deixasse fascinado por sua riquíssima experiência de vida e envolvente personalidade.

Aqui estão alguns links que noticiaram a partida de Benito Maresca:

Estadão – Benito Maresca: O tenor

João L. Sampaio (Estadão) – O adeus a Benito Maresca

Folha: Morre o tenor brasileiro Benito Maresca 

Luis Nassif – Morre o tenor Benito Maresca

Não pude deixar de sentir tristeza, mesmo eu que passei apenas poucas horas com ele, porque era uma delícia estar perto do Benito. Seu bom humor era fantástico, mesmo quando não estava bem de saúde. E como sua voz impressionava… Mesmo debilitado pela idade avançada e pelas batalhas vencidas contra várias doenças, era capaz de deixar qualquer aluno boquiaberto com um simples exemplo de como atacar uma nota. As belas histórias que ele contava sobre suas experiências de vida encantavam pela paixão e nostalgia que ele empregava em cada palavra. Se um dia eu puder ter apenas um terço da preciosa sabedoria que Benito tinha, serei muito feliz.

Benito, em seu estúdio

Benito Maresca foi uma das pessoas mais extraordinárias que já conheci. Agradeço a Deus por isto.

Anúncios

5 pensamentos sobre “A despedida de Benito Maresca

  1. É foda cara. Só fui saber do Benito quando começei a trabalhar no coral pra casamentos. Ele era uma referência incrível pra todos os cantores – a maioria fazia ou tinha feito aulas com ele. Infelizmente ópera neste país vira entretenimento de longo alcance apenas na Virada Cultural, com apresentações ao ar livre direcionadas para a grande massa da população. Fora dela, é entretenimento só pra quem já tem o hábito de frequentar estes espetáculos há muito tempo. Não há formação cultural de um público popular para artistas como o Benito. Complicado e triste não?

  2. Benito Maresca era um ser-humano incrível. Um talento em pessoa. Fui aluno dele por pouco tempo, mas o suficiente para me apegar a ele. A voz do Benito era impressionante. Aos 75 anos ainda tinha uma voz forte… Um timbre maravilhoso. Nunca vou esquecer o carinho que ele tinha com os alunos… Era muito paciente e incentivava os alunos… Ele acreditava nos alunos… Benito Maresca foi um excelente professor.
    Vou admira-lo p/ sempre.

    Que Deus guie você para a Luz, professor querido.

    Marcelo Savoia

  3. Pois é realmente uma grande perda.Tive a oportunidade de ser aluno do Benito e conviver um certo tempo com ele.Foi um grande ser humano, foi feliz. Feliz por ter recebido uma voz Privilegiada de Deus e ter feito uma carreira brilhante pelo Brasil e pelo mundo, feliz amar e ser amado por seus alunos e feliz por viver, pois mesmo com problemas sérios de saúde continuou ensinando a arte do canto lírico perseverando até o fim.Mais do que uma grandiosa carreira a música foi uma missão na vida do querido Benito.
    Homem de sorriso fácil, simpático, brincalhão, sincero e nobre.É assim que irei me lembrar do meu querido mestre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s